A 331ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS foi realizada na última semana, de 11 a 13 de setembro. Entre os temas debatidos na plenária, foi apresentada a proposta do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, com a participação de Deyse Franco, Débora de Carvalho e Ana Angélica, conselheiras do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), e Juliana Fernandes, servidora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
As Secretarias do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS estão tendo espaço nas reuniões ordinárias do CNAS desde o mês de julho. O intuito é que os conselheiros nacionais conheçam as pastas do Ministério, que é responsável pela gestão da Política Nacional de Assistência. Nesta reunião, foi a vez da Secretaria Nacional de Assistência Social apresentar seu trabalho. O momento foi conduzido pelo Coordenador-Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (DGSUAS/SNAS), Marcilio Marquesini Ferrari, e pelo Coordenador-Geral do Departamento de Proteção Social Básica, Elias Oliveira.
Houve também duas inclusões de pauta durante a reunião. Em uma delas, o Ministério da Justiça, representado pela Coordenadora de Políticas sobre Pessoas Desaparecidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJ), Iara Sennes, apresentou a Campanha Nacional de Coleta de DNA e Impressão Papiloscópica de Pessoas Desaparecidas. Durante o debate, os conselheiros puderam opinar e contribuir com a campanha. A outra inclusão foi para esclarecimentos sobre a paridade nas instâncias de participação social do Governo Federal e a participação dos representantes da sociedade civil no Fórum Interconselhos de novembro, que contou com a participação de Caroline Molina e Marcelo Mendonça, ambos da Secretaria Nacional de Participação Social, e da Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPAD/MDS), Jéssica Leite.
As comissões do CNAS (Comissão de Política, Financiamento e Orçamento, Acompanhamento aos Conselhos, Controle Social das Deliberações e de Benefícios e Transferência de Renda) se reuniram no primeiro dia da reunião ordinária, 11, e fizeram seus relatos na reunião plenária dos dias 12 e 13.
A gravação completa dos dias 12 e 13 da 331ª Reunião Ordinária do CNAS já está disponível no canal do YouTube do CNAS. Se você quer acompanhar todos os debates, apresentações e relatos, acesse agora e fique por dentro das principais discussões que impactam a assistência social no Brasil. Não perca a oportunidade de assistir e se informar! Confira em: youtube.com/ConselhoCNAS
Comments